Planificar

Antes de iniciar o Caminho, é muito importante realizar uma prévia preparação física e mental de modo a que o corpo se habitue gradualmente ao esforço a que será sujeito.

Caso pretenda efetuar o Caminho a pé, nas semanas anteriores deverá realizar caminhadas de preparação, que deverão ir gradualmente aumentando em extensão e nível de dificuldade, até se sentir confortável em realizar caminhadas com cerca de 25km. Estas caminhadas deverão ser realizadas com a mochila às costas, carregada, e com as botas que pretende utilizar no Caminho. É importante familiarizar-se e ajustar ao seu corpo os artigos que irá utilizar no Caminho. É também muito importante manter os pés cuidados, bem hidratados e com as unhas cortadas.

Se pretender realizar o Caminho de bicicleta, os treinos deverão ser realizados até se sentir preparado para realizar etapas de cerca de 80 km.

Caso não tenha oportunidade de realizar um treino prévio, deverá planificar as etapas do Caminho de modo a começar por etapas mais curtas e ir aumentando à medida que o corpo permitir.